Olá, aqui está uma receita copiada de um link que não funciona mais há alguns anos... desculpe se for uma republicação.
Cobertura de chocolate escamosa perolada da vovó
Instruções:
Isso é o que os mais velhos chamam de “cobertura fervida”. Isso significa que eles a fazem em uma panela em cima do fogão e a levam para ferver até engrossar. É muito parecido com fazer fudge, mas usamos um cronômetro em vez de um termômetro para confiar que ele atinge a temperatura certa. Você já viu sua avó fazer um daqueles bolos que, quando ela corta, a cobertura racha e quebra em pedaços enormes de fudge? Essa é essa cobertura. Essa cobertura endurece muito rapidamente, por isso é mais fácil de usar em um bolo de folha, onde você simplesmente despeja sobre o bolo enquanto ele ainda está na panela e deixa esfriar. Se você quiser a versão de manteiga de amendoim dessa cobertura, ela pode ser encontrada em “bolo amarelo com cobertura de manteiga de amendoim”.
1½ xícaras de açúcar
½ xícara de cacau em pó sem açúcar
7 colheres de sopa de leite (veja a nota)
2 colheres de sopa de gordura vegetal
2 colheres de sopa de margarina
¼ colher de chá de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
Combine o açúcar, o cacau em pó, o leite, a gordura vegetal, a margarina e o sal em uma panela pesada. Leve para ferver, mexendo sempre.
Assim que ferver, deixe ferver sem mexer por 2 minutos, ou até atingir o ponto de bola mole. Retire do fogo e adicione a baunilha. Mexa até esfriar um pouco. Despeje sobre o bolo resfriado.
Observação: Eu sei que você vai ser tentado a não medir o leite, mas você vai ter que fazer isso. Adivinhar vai estragar essa cobertura toda vez. Eu sei por experiência!
suficiente para cobrir duas camadas de 9 polegadas ou um bolo de folha de 9 x 13 polegadas